domingo, 20 de maio de 2012

Ciência e arquitetura

Há cerca de 4 mil anos, os sacerdotes mesopotâmicos criaram diversos instrumentos como o astrolábio. Com isso, desenvolveram a astrologia e a astronomia, assim como aperfeiçoaram os conhecimentos da matemática. Nesse campo, também desenvolveram a álgebra e dividiram o círculo de 360 graus.
O calendário lunar, a semana de sete dias, a divisão do ano em doze meses e do dia em dois períodos de doze horas surgiram há milhares de anos, na Mesopotâmia.
Os mesopotâmicos acreditavam que, conhecendo o desejo divino, eles poderiam organizar melhor sua vida, em termos politicos, sociais e morais. A religião influenciava tanto o desenvolvimento das ciências quanto a vida das pessoas.


Astrolábio antigo, usado para medir a altura dos objetos.  

Eram preocupados em ficar mais próximos do céu, os mesopotâmicos construíram templos altos e majestosos, os zigurates, cujas torres davam a impressão de apontar para o firmamento, e não só funcionavam para rituais sagrados, como também como celeiros, hospitais, bibliotecas e observatórios astronômicos. No alto dos zigurates, ficavam os altares de cerimônias, de onde os sacerdotes observaram os corpos celestes.


Ilustração dos zigurates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário