Os sumérios foram a primeira sociedade a desenvolver uma civilização na Mesopotâmia, fixando-se na Média e Baixa Mesopotâmia, na região que ficou conhecida como Súmer. Os sumérios foram responsáveis pelo aperfeiçoamento de técnicas de irrigação, arquitetura, artes e comércio. Também criaram a mais antiga forma de escrita, chamada como escrita cuneiforme por ser composta de caracteres em forma de cunha, gravados com um estilete em argila mole, que depois era secada e endurecida ao sol, como mostra a imagem abaixo:
Essa escrita permitiu o conhecimento da rica literatura, incluindo textos religiosos, mitológicos, históricos, fábulas, provérbios e códigos de leis.
Os sumérios trouxeram uma contribuição importante à chamada Revolução Urbana. A organização político-administrativa deles deu-se em torno de doze cidades-Estado, cada uma com um núcleo urbano e as terras que o circundavam. O chefe de cada cidade-Estado era chamado de Patesi, que controlava as obras públicas, como a construção de canais, celeiros e templos.
Essas cidades-Estado eram rivais e independentes entre si, portanto viviam em guerra, disputando o controle central do território. Esses núcleos ficaram sob a influência de um povo de origem semita, os acádios, formando com eles o Império Acádio (o primeiro grande Estado a se constituir na Mesopotâmia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário