segunda-feira, 14 de maio de 2012

Os assírios e os caldeus

Os assírios eram um povo que habitava as margens do Rio Tigre, onde praticava a agricultura e a caça. Fixaram-se no norte da Mesopotâmia, nú-cleo do Império Assírio.
Desenvolveram-se diferentemente dos povos do centro e do sul. Tudo indica que tiveram o primeiro exército organizado da história, com tropas de arqueiros e lanceiros, carros de combate e cavalaria. Graças a essa máquina de guerra, conseguiram formar um grande império que, além da Mesopotâmia, chegou a dominar outros territórios.


Os assírios tratavam os vencidos com extrema crueldade: mutilações, torturas e deportação em massa das populações derrotadas eram práticas habituais. 


Os caldeus, povo de origem semita, derrotaram os assírios e fundaram o Segundo Império Babilônico ou Neobabilônico. O império viveu no apogeu do desenvolvimento arquitetônico, graças ao reinado de Nabucodonosor, representado pelas construções públicas, como as muralhas da cidade, a Torre de Babel e os palácios e Jardins Suspensos da Babilônia. 


Após a morte do rei, seus sucessores não conseguiram continuar com seu vasto território e o Segundo Império Babilônico foi conquistado pelos persas. Foi o fim da história dos grandes Estados mesopotâmicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário