terça-feira, 14 de agosto de 2012

Fenícios

Por sua posição geográfica ser próxima as passagens das caravanas nômades, favoreceu a sua atividade comercial. Os fenícios obtiveram grandes lucros com o comércio de madeira e desenvolveram a construção naval, a metalurgia e a produção têxtil.
A expansão do comércio e da indústria favoreceu o crescimento de poderosas cidades. Os fenícios dominaram outros territórios e estabeleceram novos pontos comerciais estratégicos, como o de Cartago, os da Sicília, o de Cádiz e várias ilhas do Mediterrâneo.
Na Fenícia, não existiu um Estado unificado, mas sim cada cidade era um Estado independente, governado por dois sufetas e organizado como uma monarquia ou uma república PLUTOCRÁTICA(controlada pelos cidadãos ricos).


  • A sociedade fenícia
Empregavam os metais, a madeira e o marfim na confecção de armas, joias, cerâmicas e objetos de vridro. Dominavam também a técnica da tinturaria de tecidos. Importavam tecidos, vestimentas e tapetes da Mesopotâmia, marfim, ébano, essências aromáticas e outro da Arábia, e cavalos da Ásia Menor. 
Eram grandes navegadores, sendo que foram para a Península Ibérica em busca de prata, ferro, estanho e chumbo. As feitorias e colônias fenícias no norte da África e em alguns portos da Espanha, da França e de Chipre eram usadas como entrepostos comerciais. 
Após séculos, as cidades fenícias alcançaram grande desenvolvimento, dominando o Mar Mediterrâneo, o Mar Negro e o Mar Cáspio. Porém, com o tempo, a Fenícia foi anexada anexada aos impérios Assírio, Babilônico, Persa e Macedônico. Com a conquista de Tiro por Alexandre da Macedônia, a hegemonia do universo fenício passou para Cartago, que resistiu aos romanos no episódio conhecido como GUERRAS PÚNICAS. 

  • Inventando o alfabeto
A necessidade de organizar e controlar melhor as atividades comerciais levou os fenícios a desenvolverem símbolos para facilitar a comunicação entre as pessoas. A escrita desenvolvida pelos fenícios deu origem ao alfabeto, posteriormente adaptado pelos gregos e pelos romanos. 



Alfabeto fenício visto de uma placa e alfabeto fenício simplificado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário