segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O esplendor de Roma


Roma, a capital da atual Itália, foi na antiguidade o centro da região do Meditarrâneo, a principal cidade de um enorme império. Situada na Península Itálica, região europeia limitada ao norte com a Cordilheira do Alpes; ao sul com o Mar Jônico; a leste com o Mar Adriático; e a oeste com o Mar Tirreno. A península é cortada pelos rios Pós, Arno e Tibre.
No século VIII a.C., quando Roma foi fundada, a península era habitada por diversos povos. Ao sul, na planície entre os rios Arno e Tibre, estavam os etruscos. No centro, era o território dos italiotas, que abrangiam grupos como os latinos e os sabinos.

ETRUSCO
Povo que habitou a Etrúria, atual região italiana da Toscana, e que influenciou o desenvolvimento da cultura romana. Os mais antigos cultos religiosos de Roma têm influência etrusca, e o alfabeto grego chegou aos romanos por intermédio dos etruscos.

SABINO
Povo italiota teve importante participação na formação do povo romano. A lendo do “rapto das sabinas”, capturadas para se tornarem esposas dos fundadores de Roma, ilustra essa contribuição

2 comentários:

  1. esse texto ta uma bosta sem conteudo nem vou fala da ortografia cade o resto da materia nao tem.
    NOTA ZERO

    ResponderExcluir
  2. esse texto ta uma bosta sem conteudo nem vou fala da ortografia cade o resto da materia nao tem.
    NOTA ZERO

    ResponderExcluir